O Tribunal de Justiça de Alagoas voltou atrás na decisão de conceder liberdade à advogada gaúcha Janadaris Sfredo, de 45 anos, condenada pelo Tribunal do Júri a 28 anos de prisão pelo homicídio do advogado Marcos André de Deus Félix, ocorrido em março de 2014, na Praia do Francês, em Marechal Deodoro. A decisão, proferida nesta terça-feira (30) pelo desembargador Tutmés Airan, revogou a liminar e determinou a manutenção da prisão da ré, que agora é considerada foragida da Justiça.
Na decisão, Tutmés Airan destacou que a sentença do júri, mesmo apertada — quatro votos a três —, deve prevalecer segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que permite a execução imediata da pena imposta pelo Tribunal do Júri. Segundo o relator, apenas em casos excepcionais, como nulidades evidentes ou condenações manifestamente contrárias às provas, seria possível recorrer em liberdade. A defesa havia alegado ausência de fundamentação para a prisão preventiva e solicitado, de forma subsidiária, prisão domiciliar devido à condição de policial penal aposentada da acusada e problemas de saúde, incluindo tratamento de um cisto no rim.

Decisão do Tribunal de Justiça de Alagoas mantém prisão de Janadaris Sfredo, que havia recebido liberdade provisória por habeas corpus na última sexta-feira
O crime que resultou na condenação ocorreu durante uma emboscada, motivada por disputa judicial de reintegração de posse de uma pousada. Marcos André foi atingido por disparos e encaminhado inicialmente ao Hospital Geral do Estado (HGE) e, posteriormente, ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), onde ficou duas semanas internado antes de falecer. O julgamento durou 19 horas, com nove testemunhas ouvidas no Fórum Desembargador Jairo Maia Fernandes, em Maceió, e determinou que Janadaris cumpra 50% da pena em regime fechado, totalizando 12 anos restantes no sistema prisional, após descontados quatro anos já cumpridos.
📝 Texto por @dasilvaa_of




















































































