Luto

MORRE PRESIDENTE DO PODEMOS MACEIÓ, EDLÚCIO DONATO, APÓS LUTA CONTRA CÂNCER

Edlúcio Donato, presidente do Podemos em Maceió, faleceu nesta segunda-feira (16), após complicações decorrentes do tratamento de um câncer de próstata. Diagnosticado em 2025, Donato enfrentou a doença com transparência e fé, afirmando, à época, que apesar de viver “uma tempestade”, sua crença permanecia inabalável. Nos últimos meses, a família chegou a realizar campanhas de doação de sangue devido à baixa disponibilidade nos hospitais onde ele esteve internado.

Com atuação de destaque na política da capital alagoana, Edlúcio Donato foi candidato a vereador em 2020, obtendo mais de 2.000 votos, demonstrando a admiração da população pela sua trajetória, que também incluiu o exercício como suplente de vereador. O político era conhecido por sua forte ligação com setores culturais de Alagoas e por sua atuação marcada pela fé cristã.

Em 2024, Donato teve papel fundamental na confirmação do nome de Rodrigo Cunha como vice na chapa de JHC, contribuindo diretamente para a reeleição do prefeito de Maceió naquele pleito. Sua família ainda deve divulgar informações sobre velório e sepultamento, permitindo que amigos, colegas e admiradores prestem suas últimas homenagens.